Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Acta Comportamentalia
versão impressa ISSN 0188-8145
Resumo
PINTO, Ana Rachel; PARACAMPO, Carla Cristina Paiva e ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de. Análise do controle por regras em participantes classificados de flexíveis e de inflexíveis. Acta comport. [online]. 2006, vol.14, n.2, pp.171-194. ISSN 0188-8145.
O presente estudo teve como objetivo investigar se o comportamento de seguir regras discrepantes das contingências de reforço depende mais da história experimental do ouvinte ou da sua história pré-experimental, inferida das respostas do ouvinte a um questionário sobre inflexibilidade. Dezesseis universitários, previamente classificados como flexíveis ou como inflexíveis, foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo; a tarefa era apontar cada um dos três estímulos de comparação. A Sessão 1 era de linha de base. As contingências na Sessão 2 eram alteradas na Sessão 3, e as contingências na Sessão 3, eram mantidas inalteradas na Sessão 4, iniciada com a regra discrepante das contingências. Na Sessão 2, o apontar era estabelecido por contingências na Condição 1 e por regra na Condição 2. Independentemente da condição experimental, 6 dos 8 participantes flexíveis deixaram de seguir a regra discrepante na Sessão 4; e 7 dos 8 participantes inflexíveis mantiveram o seguimento da regra discrepante na Sessão 4. Os resultados sugerem que as diferenças sistemáticas observadas entre os desempenhos dos participantes flexíveis e inflexíveis apóiam a sugestão de que diferenças individuais geradas por diferentes histórias pré-experimentais sao variáveis que podem estar relacionadas à manutenção, ou não, do seguimento de regras discrepantes das contingências.
Palavras-chave : Regras e contingências; Diferenças individuais; Participantes flexíveis e inflexíveis; Histórias experimentais; Pré-experimentais; Insensibilidade às contingências programadas.