SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4Entre la violencia y el vacío: el escuchar de el femeninoLa escucha analítica de la bisexualidad psíquica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641Xversión On-line ISSN 2175-3601

Resumen

LOBO, Silvia. As condições de surgimento da “Mãe Suficientemente Boa”. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.4, pp.67-74. ISSN 0486-641X.

Este trabalho faz uma tentativa de pensar a respeito das possibilidades de constituição na subjetividade das mulheres das condições para o surgimento da “mãe suficientemente boa”. Elege como referência a História, pensando-a como o passado em processo, e recolhe fragmentos do desenvolvimento das ideias sobre o corpo humano, sobre a concepção dos bebês e sobre o conceito de mãe dentro da psicanálise por meio de Freud, Melanie Klein e Winnicott. Por este caminho, de forma sucinta e limitada, endossa as palavras de Castoriadis quando diz que a mãe, que cuida e acalenta, até pelo modo como acalenta e cuida, é a História mais três milhões de anos de hominização. Por fim, propõe que a relação das mulheres com seu corpo, sua sexualidade e a vivência da maternidade estão intimamente ligados à experiência da relação com as mães, tanto as próprias, quanto aquelas que as antecederam na transmissão geracional.

Palabras llave : História; “Mãe suficientemente boa”; Transmissão geracional; Feminilidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons