SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1Um après-coup do analistaNoite: escuridão sem tempo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SOUZA, Mauricio Rodrigues de. A "Serenidade" do "Sítio do Estrangeiro": possibilidades de diálogo entre Pierre Fédida e Martin Heidegger. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.1, pp.73-84. ISSN 0486-641X.

O presente trabalho representa uma tentativa de diálogo entre psicanálise e filosofia através das ideias de Pierre Fédida e Martin Heidegger. Neste sentido, ao abordar respectivamente as noções de "sítio do estrangeiro" e de "serenidade", enfatiza dois pontos específicos que sugerem interessantes aproximações entre si. Em primeiro lugar, há o apelo por uma espera que também pode ser lido como a desconfiança diante da ênfase contemporânea nas potencialidades da técnica. De maneira complementar, há ainda o resgate proposto por ambos os autores de toda uma dimensão de mistério que se faria presente enquanto sombra constitutiva tanto do fenômeno transferencial quanto da razão esclarecida. Com efeito, tal aproximação pode ser tomada como um convite ou demanda para que analistas e filósofos resistam à tentação (e mesmo à pressão) dos resultados imediatos, mantendo a interpretação à certa distância estrangeira que favoreça a própria atividade elaborativa.

Palavras-chave : psicanálise; filosofia; alteridade; serenidade; sítio do estrangeiro.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )