Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Psicanálise
versão impressa ISSN 0486-641X
Resumo
PRAT, Régine. A roupa nova da interpretação.Traduzido porClaudia Berliner. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.2, pp.33-46. ISSN 0486-641X.
A autora interroga a pertinência da distinção entre Interpretação e Construção, em particular na análise de crianças. Propõe definir o estatuto de interpretação não a partir de sua forma, mas a partir de seu efeito, tanto sobre o psiquismo quanto sobre o processo analítico. A forma da interpretação será considerada como uma ferramenta que facilita a comunicação com o paciente e constitui um vocabulário específico, que se harmoniza com seu nível de simbolização. Exemplos clínicos propõem, como vias de reflexão, diferentes modalidades de interpretação, da linguagem do corpo e do ato até a da dramatização, bem como um trabalho com os espaços e limites identitários, em particular com os pais.
Palavras-chave : atos; copensamento; interpretação; dramatização; linguagem não verbal; trabalho com os pais; distúrbios identitários; distúrbios da simbolização.