SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue2Crossing the storm: Thomas Ogden, the analyst’s mind and the group’s containment roleNotes on compassion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

KUNTZ, Maria Cristina Vianna. O sentimento de compaixão em A dor, de Marguerite Duras. Rev. bras. psicanál [online]. 2022, vol.56, n.2, pp.81-95.  Epub Aug 19, 2024. ISSN 0486-641X.  https://doi.org/10.5935/0486-641x.v56n2.07.

A dor, de Marguerite Duras, é um conjunto de seis narrativas que se passam no período da Ocupação da França durante a Segunda Guerra Mundial. Na primeira narrativa, uma espécie de diário, Duras relata a angústia por que passou durante a espera da volta de seu marido do campo de concentração. Freud fornece elementos para compreender o estado depressivo da narradora. Observam-se os aspectos de terror e piedade nessa narrativa trágica. Neste artigo, a autora pretende mostrar de que maneira a escrita fragmentada e subjetiva de Duras brota da dor e do estado de desamparo, dentro de um contexto de terror que é a guerra, e assim desperta a compaixão do leitor.

Keywords : Marguerite Duras; compaixão; guerra; angústia; desamparo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )