SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue2Reflections on compassion and empathy with Sándor Ferenczi, Erich Fromm and Heinz KohutThe far side of the Moon: some thoughts on bridges, caesuras, and complex ethics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

ANDRADE, Érico. Quando o perdão pode curar?. Rev. bras. psicanál [online]. 2022, vol.56, n.2, pp.125-139.  Epub Aug 19, 2024. ISSN 0486-641X.  https://doi.org/10.5935/0486-641x.v56n2.10.

O autor procura ampliar a ideia de Paul Ricoeur a respeito do perdão, tomado como trabalho de elaboração da memória coletiva e dirigido ao outro. Com isso, acredita ser possível compreender o perdão como tarefa primordial do processo psicanalítico do cuidado de si. Pretende, portanto, abordar o perdão de si mesmo. A sua hipótese é de que o perdão pode ser entendido como atividade de elaboração da culpa, quando se considera que a culpa é a responsável por identificar determinados sofrimentos ou traumas com o ego. Assim, por um lado, tenciona mostrar como certos sofrimentos permanecem recalcados por se ligarem fortemente ao sentimento de culpa; por outro, tenciona mostrar como o perdão pode ser visto como um processo de desidentificação com o fantasma da identidade. Esse processo de desidentificação é realizado pelo exercício da liberdade.

Keywords : perdão; identificação; liberdade; sofrimento.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )