SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número1Ilusão e evanescênciaRefletindo sobre o trabalho com os pais na psicanálise com crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

COIMBRA, Regina Elisabeth Lordello. Tecendo o encontro: Criança e pais na mente do analista. Rev. bras. psicanál [online]. 2023, vol.57, n.1, pp.47-64.  Epub 14-Out-2024. ISSN 0486-641X.  https://doi.org/10.69904/0486-641x.v57n1.04.

A autora apresenta sua experiência analítica a partir de visão diferente da tradicional, em que a psicanálise é vista pela tendência binária da clínica com crianças e adolescentes ou com adultos. O analista das relações pais-bebê, crianças, latentes e adolescentes trabalha com o conceito de campo analítico estendido, o setting como zona compartilhada da clínica. A presença dos pais é inerente à condição de dependência emocional, econômica e social da criança em relação a eles. Os pais têm participação especial no horizonte do campo analítico e constituem com o paciente e o analista uma conjunção de forças que determinará efeitos no analisando e no analista. A autora faz um exame detalhado desse conjunto de fenômenos.

Palavras-chave : psicanálise; pais-bebê; criança; latente; campo analítico.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )