Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Psicanálise
versão impressa ISSN 0486-641X
Resumo
MORGENSTERN, Ada e GUELLER, Adela Judith Stoppel de. Duplicação, multiplicação, unificação: Da reprodução assistida à constituição subjetiva dos filhos múltiplos. Rev. bras. psicanál [online]. 2023, vol.57, n.1, pp.97-114. Epub 14-Out-2024. ISSN 0486-641X. https://doi.org/10.69904/0486-641x.v57n1.07.
A proporção de nascimentos múltiplos tem crescido geometricamente na contemporaneidade, não por questões genéticas, e sim pela intervenção de técnicas reprodutivas da medicina. Na impossibilidade de gestar, a mulher concorda em se submeter a procedimentos médicos que podem ultrapassar seu desejo de ter um filho, ofertando-lhe a probabilidade de uma gestação múltipla. O trabalho de maternar mais de um filho simultaneamente pode ter um custo psíquico alto para os pais e para os bebês. Isso levanta interrogações sobre a formulação teórica da constituição do sujeito construída sob a ótica da unicidade do falo. Pais fascinados e horrorizados com a gemelaridade não raramente se encontram em significativas dificuldades para exercer suas funções e demandam tratamento psicanalítico. Por dispensar o ato sexual e o papel do homem como genitor, esses recursos da medicina também têm sido buscados por novas configurações familiares, produtoras de subjetivações a serem ainda estudadas pela psicanálise.
Palavras-chave : reprodução medicamente assistida; gêmeos; parentalidade; novas configurações familiares; lógica fálica.