SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número1O que as categorias de gênero e as construções identitárias têm a dizer à psicanálise?Psicanálise e a terceira posição: Inquietações sociais e atrocidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

GOULART, Adalberto Antonio. Sexualidades. Rev. bras. psicanál [online]. 2023, vol.57, n.1, pp.147-158.  Epub 14-Out-2024. ISSN 0486-641X.  https://doi.org/10.69904/0486-641x.v57n1.10.

Tal qual o inconsciente que pulsa, dinâmico e, portanto, móvel por definição, a criar-se e recriar-se, constantemente em produção e em trânsito permanente, a sexualidade humana não é terreno de certezas, definições ou segurança. Nesse sentido, já não caberia falarmos de sexualidade ou gênero como algo a contemplar tão somente a heterossexualidade ou a homossexualidade. Precisamos considerar todas as possibilidades conhecidas e ainda não conhecidas, visto que a natureza subversiva do desejo não pode ser aprisionada, sob pena de desnaturalizarmos a condição humana, que é livre e plural para sermos quem somos, contemplando a diversidade que, bem ou mal, produziu tudo o que temos em termos de civilização e cultura.

Palavras-chave : pulsão; inconsciente; desejo; sexualidade; pluralidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )