SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número2Quem sou eu? De onde vim?: A construção de uma história pessoal por meio da relação analíticaFronteiras psíquicas na infância: Rupturas transgeracionais e psicossomáticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641Xversão On-line ISSN 2175-3601

Resumo

QUAGLIATTO, Helga de Souza Machado et al. Traumas e crenças subjetivas como campo de investigação psicanalítica na trama familiar. Rev. bras. psicanál [online]. 2023, vol.57, n.2, pp.43-56.  Epub 22-Nov-2024. ISSN 0486-641X.  https://doi.org/10.69904/0486-641x.v57n2.04.

As tragédias evocadas nos mitos gregos de Narciso e Édipo guardam correlações íntimas com algumas tramas familiares na contemporaneidade. Nessas condições dramáticas, o analista se depara, na clínica psicanalítica da infância, com o sofrimento psíquico em uma zona comum intrafamiliar, que transita entre o desamparo e a onipotência. As autoras pretendem lançar feixes de luz no entrelaçamento entre as ações do trauma e o caráter híbrido das fantasias inconscientes geradoras de crenças subjetivas, para que o analista, realizando um trabalho de “calibragem” e mantendo seu estado de presença viva nas sessões, encontre, em meio aos escombros da mente, nos ruídos do trauma e na dor genuína, possibilidades de simbolização.

Palavras-chave : psicanálise com crianças; pais e filhos; estados mentais arcaicos; traumas; crenças subjetivas.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )