SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número2Traumas e crenças subjetivas como campo de investigação psicanalítica na trama familiarMalabarismos da mente: Um trabalho de construção a dois índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641Xversão On-line ISSN 2175-3601

Resumo

CILURZO NETO, Diva Aparecida. Fronteiras psíquicas na infância: Rupturas transgeracionais e psicossomáticas. Rev. bras. psicanál [online]. 2023, vol.57, n.2, pp.57-73.  Epub 22-Nov-2024. ISSN 0486-641X.  https://doi.org/10.69904/0486-641x.v57n2.05.

Neste estudo clínico-teórico, a autora analisa as manifestações psíquicas e corporais desencadeadas em uma criança por conteúdos psíquicos perturbadores de base transgeracional, que por sua pungência não puderam ser mentalizados ou decodificados simbolicamente. Para tanto, apresenta a trajetória analítica vivida por uma dupla criança-analista no período de dois anos e meio de atendimento. Mediante o cotejo da dupla analítica de camadas psíquicas arcaicas e enrijecidas, surge o objeto perturbador de conotação familiar ao qual Freud denomina o estranho. Através das confidências e das inconfidências vividas dentro e fora do campo analítico com o paciente e sua mãe, vão sendo revelados núcleos psíquicos de dor carregados de auto e heteroagressividade mortífera, externalizados por meio da paralisação da capacidade simbólica, da desmentalização e de angústias avassaladoras evacuadas no corpo.

Palavras-chave : fronteiras psíquicas; criança; herança transgeracional; distúrbios psicossomáticos; estranho/familiar.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )