SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue3Psychosomatics, an intersection between philosophy of mind and psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

FRANCO FILHO, Odilon de Mello. A experiência dos místicos e a do psicanalista sob o vértice de Bion. Rev. bras. psicanál [online]. 2023, vol.57, n.3, pp.95-113.  Epub Nov 04, 2024. ISSN 0486-641X.  https://doi.org/10.69904/0486-641x.v57n3.07.

O autor explora a afirmação de que algumas condições mentais de acesso à experiência mística podem fazer parte da vivência psicanalítica. Essa aproximação confere ao psicanalista a possibilidade de empregar elementos da disciplina de alguns místicos para pensar a experiência da sessão, sem que isso signifique igualar as duas situações, ou entender a psicanálise como atitude religiosa ou mística. A Bion, não passou despercebida essa aproximação, chegando ele a afirmar que os fatos psicanalíticos podem ser expressos adequadamente tomando-se como modelo a experiência dos místicos. Ao fazê-lo, ele a usa como construção provisória para dar significado aos fatos observados na experiência com o paciente. A partir dessa aproximação metodológica, e adotando como modelo de postura as noções de negatividade, fé e experiência do indizível, que são aplicáveis à abordagem da realidade psíquica (o inconsciente), o autor retoma as contribuições de Bion para situar a psicanálise como experiência aberta ao desconhecido de cada sessão. A proposta da psicanálise não é decifrar a mente, mas pôr o analisando diante do mistério que ela representa, num contato que não pertence ao campo do discurso, mas constitui uma experiência emocional de transformação vivida na relação analítica.

Keywords : sagrado; religião; experiência mística; modelo místico; negatividade; fé; realidade psíquica; verdade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )