SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 issue3From love to melancholy: constitution and transformationPrimordial mind and body: the non-body and becoming a body author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

DALL’AGNO, Cátia Deon. Nossos dias com Pituta: Comentários sobre crueldade e restauração. Rev. bras. psicanál [online]. 2023, vol.57, n.3, pp.159-169.  Epub Nov 04, 2024. ISSN 0486-641X.  https://doi.org/10.69904/0486-641x.v57n3.11.

Partindo de sua experiência clínica durante os anos de pandemia, período em que trabalhou em consultório privado contíguo à sua casa em companhia da gatinha Pituta, a autora tece comentários a respeito da crueldade e da necessidade de restauração do ego após este ter sido experimentado como danificado pelos ataques do sujeito aos próprios objetos internos. Para comentar tais temas, utiliza-se de sua experiência pós-pandemia, quando, em muitos dos atendimentos presenciais, incorporou concretamente a presença de Pituta, sempre e quando o paciente assim o desejasse. Relata o caso clínico de uma criança de 10 anos com sintomas fóbicos surgidos durante a pandemia, caso em que a presença da gatinha mostrou-se de grande auxílio para a projeção dos aspectos internos do paciente, que se derramavam na transferência.

Keywords : desamparo; solidão; crueldade; restauração; sobrevivência do objeto.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )