SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número4Phármakon: Reflexões de uma psicanalistaAproximações possíveis a indagações sem respostas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

ANTONELLI, Cláudia Cristina. A dimensão psicofarmacológica do sujeito contemporâneo: Self farmacológico e vida farmacológica. Rev. bras. psicanál [online]. 2023, vol.57, n.4, pp.75-86.  Epub 04-Nov-2024. ISSN 0486-641X.  https://doi.org/10.69904/0486-641x.v57n4.06.

As subjetividades vêm sendo construídas na contemporaneidade diante de fenômenos psicofarmacológicos como o Prozac (a partir dos anos 1980), edificando selves farmacológicos, que em sua constituição buscam o medicamento, sustentados pelo imaginário farmacológico, atual dimensão social ampla e profundamente compartilhada, como descrito por Janis Jenkins. A conjunção de self e imaginário farmacológicos culminaria no que Ballantyne e Ryan denominaram de vida farmacológica. Christopher Bollas avalia que a experiência de colapso psíquico (crise psicótica ou depressiva) medicada, sem atribuição de sentido pelo sujeito através da palavra, produziria o que ele chamou de selves quebrados. É um olhar sobre um recorte dessa dimensão subjetiva complexa atual, composta em alguma proporção de e para o psicofármaco, que a autora tentará apresentar de forma sucinta neste artigo.

Palavras-chave : psicofármaco; medicalização; farmaceuticalização; subjetividade; self farmacológico.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )