SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número2Luto primário, criatividade psíquica e felicidadeSubjetividade primária do analista: Vertentes intra e intersubjetivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641Xversão On-line ISSN 2175-3601

Resumo

GURFINKEL, Decio. Envelhescência: Corpo, tempo e elaboração imaginativa. Rev. bras. psicanál [online]. 2024, vol.58, n.2, pp.151-164.  Epub 02-Dez-2024. ISSN 0486-641X.  https://doi.org/10.69904/0486-641x.v58n2.10.

Neste artigo, o autor propõe estudar o processo de envelhecimento a partir do conceito winnicottiano de elaboração imaginativa. Após uma breve apresentação desse conceito, concebido no âmbito de uma abordagem muito peculiar da relação entre psique e soma, sugere estender seu uso para além da situação do bebê, como o fez Winnicott, e abordar todo o percurso de desenvolvimento do indivíduo, e em particular o processo de envelhecimento, sob essa ótica. Para estudar tal processo, o autor adota o termo envelhescência, cunhado por Manoel Berlinck, que do seu ponto de vista abarca bastante bem a complexidade das transformações psicossomáticas que se dão nessa etapa da vida, exigindo tanto um trabalho do eu quanto um trabalho do self. Essas proposições são ilustradas por um depoimento do artista Gilberto Gil ao completar 80 anos, no qual ele relata suas experiências pessoais e suas reflexões existenciais e estéticas sobre o tema.

Palavras-chave : envelhecimento; corpo; desenvolvimento; psicossomática; elaboração imaginativa.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )