SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número3Sobre crianças e pombos : Gestos de hospitalidade dirigidos à criança ferida“Beatriz” e O Grande Circo Místico: A transformação poético-musical de uma experiência emocional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641Xversão On-line ISSN 2175-3601

Resumo

VERISSIMO, Tânia Corghi. Brincar com Freud: O fort-da de Derrida. Rev. bras. psicanál [online]. 2024, vol.58, n.3, pp.133-148.  Epub 28-Mar-2025. ISSN 0486-641X.  https://doi.org/10.69904/0486-641x.v58n3.11.

Através do diálogo entre as leituras de Freud e Derrida, a autora pretende focalizar a brincadeira historicamente mais abordada pelos psicanalistas e pela teoria psicanalítica: o jogo do carretel, o conhecido fort-da. Derrida será tomado como autor capaz de provocar a psicanálise e os psicanalistas em sua leitura clássica da teoria freudiana, fazendo ressoar novas traduções à prática de nosso ofício. Pensaremos suas provocações como brincadeiras lançadas ao recorte teórico clássico da cena do carretel apresentado em Além do princípio do prazer. Como Freud teorizou a respeito do carretel e como nós, psicanalistas, teorizamos atualmente? Qual é nossa leitura desse brincar e como a leitura de Freud embasaria nossa prática clínica? Como Derrida, leitor questionador de padrões homogêneos de compreensão de trabalhos freudianos, o leu afinal? Em que sua tradução do fort-da infletiria sobre nossa prática? O que extrair da leitura de ambos?

Palavras-chave : fort-da; Sigmund Freud; Jacques Derrida; brincar; além do princípio do prazer.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )