SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Mental health issues after the L' Aquila (Italy) earthquakeLa evaluación de la propensión al riesgo ¿Es confiable el uso del "test de alerta"? Estudio exploratorio en trabajadores de servicios a la minería índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Salud & Sociedad: investigaciones en psicologia de la salud y psicologia social

versão On-line ISSN 0718-7475

Resumo

FORMIGA, Nilton S.. Socialização ética, sentimento anômico e condutas desviantes: verificação de um modelo teórico em jovens. Salud & Sociedad [online]. 2012, vol.3, n.1, pp.32-48. ISSN 0718-7475.

A delinquência juvenil tem sido explicada por variáveis psicológicas e sociológicas; devido a complexidade desse problema, exige-se, uma leitura a partir de uma compreensão psicossocial. Esta deve contemplar o papel dos valores morais e das ações institucionais de controle, as quais, fragilizadas quanto o estabelecimento de uma conduta socialmente desejável e a transmissão de uma ética e moral, pois, são responsáveis pelo surgimento de um estado de sentimento anômico, consecutivamente, da conduta desviante. Neste estudo pretende-se verificar a associação entre socialização ética, sentimento anômico e conduta desviante. Duzentos e trinta e cinco Jovens, de 13 a 20 anos, do sexo masculino e do sexo feminino, responderam a escala de sentimento anômico, de condutas antissociais e delitivas e de crença juvenil sobre o esforço dos pais para transmissão de valores morais e princípios éticos. Observou -se uma associação positiva do sentimento anômico e a conduta desviante, com elas se associando, negativamente, a socialização ética.

Palavras-chave : Socialização ética; Anomia; Condutas desviantes; Adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )