Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Estudos de Psicologia (Natal)
versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669
Resumo
GOMES, Cristiano Mauro Assis; QUADROS, Josiany Soares; ARAUJO, Jhonys de e JELIHOVSCHI, Enio Galinkin. Medindo Abordagens de Aprendizagem pelo Desempenho: Validade Estrutural do TAP-Pensamento. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2020, vol.25, n.1, pp.33-43. ISSN 1413-294X. https://doi.org/10.22491/1678-4669.20200004.
O campo de estudos em abordagens de aprendizagem mensura exclusivamente seus construtos usando instrumentos de autorrelato. Criado recentemente, o TAP-Pensamento é o primeiro teste a mensurar abordagens via o desempenho em uma tarefa que demanda ao respondente identificar o pensamento do autor em determinado texto. O presente artigo apresenta as primeiras evidências sobre a validade estrutural do TAP-Pensamento. Uma amostra de 622 estudantes do ensino superior foi dividida aleatoriamente em amostra-treino e amostra-teste. Dois modelos foram testados na amostra-treino, via análise fatorial confirmatória de itens, resultando em um modelo final. Este modelo apresentou invariância configural, métrica, e escalar, ao se comparar a amostra treino e teste. Os resultados indicam que o TAP-Pensamento mensura de forma confiável três níveis de abordagens de aprendizagem: superficial, intermediária-profunda, profunda. A mensuração de níveis gera informações anteriormente não identificadas pela área, trazendo implicações conceituais para o construto.
Palavras-chave : abordagem de aprendizagem; abordagem profunda; abordagem superficial; validade estrutural; teste de desempenho.