SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2The MOVIE model: Assessing movie preferences and personality correlatesPsychosocial factors of Psychology work in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

MOSMANN, Clarisse Pereira et al. Relações entre triangulação coparental, conflitos pais-filhos e ajustamento de adolescentes: Diferenças entre pais e mães. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2022, vol.27, n.2, pp.155-166.  Epub Oct 28, 2024. ISSN 1413-294X.  https://doi.org/10.22491/1678-4669.20220015.

Relações entre triangulação coparental, conflitos pais-filhos e ajustamento de adolescentes: Diferenças entre pais e mães. O envolvimento de adolescentes nos conflitos coparentais por meio da triangulação impacta no desenvolvimento de sintomas emocionais e comportamentais. Este artigo investigou os impactos diretos e indiretos das relações de triangulação coparental e conflitos entre pais e filhos em problemas internalizantes e externalizantes dos adolescentes, controlando variáveis de gênero e idade. De caráter quantitativo, transversal e explicativo, incluiu 238 adolescentes de 14 a 18 anos e foi utilizada análise de modelagem de equações estruturais. Problemas internalizantes e externalizantes associaram-se à triangulação do pai, da mãe e da díade coparental, mediados por conflitos entre pai e filho e conflitos entre mãe e filho. Triangulação paterna teve relação direta e indireta com problemas externalizantes dos adolescentes. Triangulação materna associou-se à ansiedade e depressão dos adolescentes, mediada por conflitos entre pai e filho. Não houve distinções no modelo para gênero e idade quanto ao nível de impacto entre as variáveis. Os dados possibilitam maior precisão na compreensão dessas relações para aplicações práticas visando o desenvolvimento saudável da prole e suas famílias.

Keywords : relações familiares; adolescência; desenvolvimento emocional; problemas internalizantes e externalizantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )