SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Construção e validação da Escala de Medo de Contaminação (EMEC)A Relação da Mobilização Subjetiva com o Presenteísmo no Adoecimento de Trabalhadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

CUNHA, Rocelly  e  DIMENSTEIN, Magda. Desigualdades de Gênero no Trabalho Científico: Permanências e Desmantelamentos em Processo. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2023, vol.28, n.1, pp.47-58.  Epub 23-Set-2023. ISSN 1413-294X.  https://doi.org/10.22491/1678-4669.20230005.

Objetivamos, nesta pesquisa, discutir como as desigualdades de gênero, classe e raça impactam a realidade de bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) da Psicologia, assim como compreender o posicionamento das pesquisadoras em relação ao agravamento dessas questões com a eclosão da pandemia do Sars-COV-2. Participaram 24 das 204 pesquisadoras da área em entrevistas remotas semiestruturadas. Foram observadas duas forças distintas em operação: as desigualdades de gênero na ciência, que expôs a racionalidade neoliberal de mulheres empreendedoras que tentam se superar a todo custo, e as desigualdades raciais entre mulheres brancas e não brancas. Por outro lado, notou-se como concepções que naturalizam as disparidades entre homens e mulheres e entre as diversas mulheres foram destacadas por algumas das entrevistadas. Concluímos que as pesquisadoras enfrentam um tensionamento de forças que reposicionam seu lugar subjetivo em direção ao questionamento das desigualdades de gênero, classe e raça na Psicologia.

Palavras-chave : desigualdades de gênero; ciência; psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )