SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2O Trabalho Reprodutivo na Pandemia: entre Sobrevivência e SobrecargaDo Velho ao Idoso: Representações Sociais de Velhice e Práticas de Qualidade de Vida e Idosas Frequentadoras de um CCTI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

LEAO, Mateus Villarroel Alcântara Saraiva; LIBERATO, Mariana Tavares Cavalcanti; AQUINO, Cássio Adriano Braz de  e  LIMA, Dassayeve Távora. A Práxis Marxista para e como Politização do Trabalho do Psicólogo no SUS. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2023, vol.28, n.2, pp.184-194.  Epub 14-Mar-2025. ISSN 1413-294X.  https://doi.org/10.69909/1678-4669.20230017.

Este artigo é um ensaio teórico que discute o trabalho do psicólogo no Sistema Único de Saúde sob a ótica da categoria de práxis, relevante para apreender a realidade de uma forma crítica e transformadora. A partir de levantamento bibliográfico, constatou-se que o profissional de Psicologia tem determinações de ordem ideológica e prática que desafiam a efetivação de um compromisso político-social. A partir das reflexões de Karel Kosik, foi possível entender o modelo de atuação hegemônico vigente como uma práxis utilitária, ocultando o caráter criativo dos sujeitos e promovendo a noção de um indivíduo que apenas manipula um mundo já dado. Ademais, discutiu-se a possibilidade de produzir uma práxis dialético-crítica, que atue criticamente na produção de conhecimento e na transformação concreta das condições de vida. Para ilustrar isso, foi feita uma análise da Política Nacional de Humanização e de como ela é resultado de uma práxis que busca efetivar os princípios do SUS além da institucionalidade. O comentário feito sobre esta política nos possibilitou visualizar como a apropriação teórica da categoria de práxis colabora para pensar o trabalho do profissional de Psicologia como processual e multideterminado.

Palavras-chave : psicologia; trabalho; SUS; Humaniza-SUS; práxis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )