SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3The working conditions by the occupational groups in a universityQuality of working life at risk in the context of a higher education institution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Estudos de Psicologia (Natal)

Print version ISSN 1413-294XOn-line version ISSN 1678-4669

Abstract

PINHEIRO, Isabela Pimentel Lemos; PAULA, Alessandro Vinicius de; MONTEIRO, Renan Pereira  and  ARAUJO, Marina Farias de. Florescimento no Trabalho Remoto Emergencial de Funcionários Públicos: Testando o Papel Explicativo do Capital Psicológico, Engajamento e Satisfação no Trabalho. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2023, vol.28, n.3, pp.334-343.  Epub Mar 28, 2025. ISSN 1413-294X.  https://doi.org/10.69909/1678-4669.20230030.

Florescer no trabalho envolve a capacidade de sentir-se feliz, confiante e produtivo na atividade laboral, experimentando elevados sentimentos de prazer e bem-estar. Considerando a importância do estado de bem-estar dos trabalhadores para promoção de sua saúde, compreender os seus antecedentes é fundamental. O presente estudo testou o papel do capital psicológico, do engajamento e da satisfação com o trabalho remoto para explicar a capacidade de florescer no trabalho. Foi realizada uma pesquisa quantitativa de levantamento, via questionário on-line, com 249 funcionários públicos federais da educação (50,8% mulheres e 55,6% docente). A análise dos resultados evidenciou que as variáveis engajamento no trabalho, capital psicológico e florescimento no trabalho se correlacionam de forma positiva e significativa. Ademais, o modelo testado apresentou ajuste adequado, sendo que o engajamento medeia, parcialmente, a relação entre o capital psicológico e o florescimento. Logo, recursos individuais podem contribuir para o estado de florescimento. Evidencia-se a necessidade de realizar pesquisas que contemplem outras variáveis na compreensão do florescimento e vivência de bem-estar no trabalho.

Keywords : trabalho; florescimento; capital psicológico; recursos psicológicos; mediação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )