SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Relaciones familiares de los adolescentes em la internación socioeducativa: una revisión narrativa de la literaturaTomada de testimonio especial: para allá de la oposición y por la protección de niños y adolescentes víctimas de violencia sexual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

WOYCIEKOSKI, Carla; NATIVIDADE, Jean Carlos  y  HUTZ, Claudio Simon. Eventos de vida constituem um construto?: Evidências da impossibilidade de considerar eventos de vida um construto. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.13-24. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2014.1-02.

Eventos de vida (EV) referem-se a experiências vitais, de ordem física e ou psicológica, que podem representar mudanças significativas ou discretas na vida das pessoas. O presente estudo visou discutir a avaliação de EV, bem como à construção e validação de construto de uma escala para a mensuração da percepção (avaliação subjetiva) de EV. Investigou-se se EV se agrupavam em dimensões, conforme categorias relatadas na literatura. Participaram 619 universitários, de ambos os sexos. Utilizou-se um questionário com perguntas sociodemográficas e uma lista com 53 eventos de vida para que os participantes indicassem quais eventos já ocorreram com eles e quão positivos e negativos foram esses eventos. As análises fatoriais mostraram não ser adequado extrair fatores, demonstrando que EV não se agrupam em dimensões e, portanto, não constituem um construto. Verificou-se a existência de tendências quanto à positividade ou negatividade na avaliação de EV. Os resultados reforçam a necessidade de considerar-se na pesquisa em EV, a avaliação subjetiva dos eventos, além de sua ocorrência.

Palabras clave : Eventos de vida; instrumentos de medida; validade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )