Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Temas em Psicologia
versão impressa ISSN 1413-389X
Resumo
LAMAS, Karen Cristina Alves; AMBIEL, Rodolfo A. M. e SILVA, Brenda Taís A. O. de Lócio e. Vivências acadêmicas e empregabilidade de universitários em final de curso. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.329-340. ISSN 1413-389X. https://doi.org/10.9788/TP2014.2-05.
O objetivo deste estudo foi explorar as associações entre vivências acadêmicas e empregabilidade em universitários do último ano de graduação e analisar se há diferenças nessas variáveis entre os cursos participantes, Psicologia e Administração. Participaram 60 estudantes do último ano de graduação de uma universidade particular do interior paulista, sendo 76,6% do sexo feminino, com média de idade de 26,7 anos (DP=5,0). Para a coleta de dados foram utilizados o Questionário de Vivências Acadêmicas Reduzido (QVA-r) e a Escala de Empregabilidade. Os resultados mostraram que não houve diferença significativa entre os cursos em nenhuma das variáveis. Quanto à associação entre vivências acadêmicas e empregabilidade, todos os fatores do QVA-r apresentaram correlações significativas com alguma dimensão da Escala de Empregabilidade, destacando-se a dimensão Interpessoal que se associou a todas as dimensões de empregabilidade. Considera-se que a integração acadêmica do estudante está associada à capacidade de tornar-se empregável. Portanto, tanto os estudantes quanto os gestores devem ficar atentos às oportunidades que podem contribuir para desenvolvimento das competências de empregabilidade, sem se restringirem à grade curricular tradicional.
Palavras-chave : Empregabilidade; estudantes universitários; desenvolvimento profissional; adaptação acadêmica; transição escola-trabalho.