SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Preditores da adição ao trabalho em trabalhadores que utilizam tecnologias de informação e comunicaçãoO processo de reinserção familiar sob a ótica das equipes técnicas das instituições de acolhimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

OLIVEIRA, Juliana Nunes de  e  MENDES, Ana Magnólia. Sofrimento psíquico e estratégias defensivas utilizadas por desempregados: contribuições da psicodinâmica do trabalho. Temas psicol. [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.389-399. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2014.2-10.

Este estudo buscou investigar as principais vivências de sofrimento experienciadas por desempregados e as formas utilizadas para minimizá-las. O tema justifica-se pela necessidade de compreensão do desemprego advindo das mudanças sociais do sistema capitalista. Para subsidiar o estudo, foram feitas entrevistas semiestruturadas com oito pessoas que vivenciam a situação de não trabalho pelo período de cinco meses, em média. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo. Verificou-se que os participantes vivenciam mais sofrimento patogênico em detrimento do sofrimento criativo, sendo aquele relacionado à desvalorização, inutilidade e improdutividade. Para minimizar o sofrimento, os participantes buscam realizar o máximo de atividades possíveis, negando seu sofrimento. Os resultados encontrados podem servir de base para a elaboração de políticas públicas de apoio social e desenvolvimento para as pessoas que se encontram em situação de não trabalho. Sugere-se a realização de pesquisas futuras com a utilização de outras estratégias de coleta de dados.

Palavras-chave : Sofrimento psíquico; estratégias defensivas; desempregados.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )