Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Temas em Psicologia
versão impressa ISSN 1413-389X
Resumo
SIEGEL, Pamela e TURATO, Egberto Ribeiro. Um possível diálogo entre a psicologia analítica e a medicina alternativa e complementar. Temas psicol. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp.1519-1532. ISSN 1413-389X. https://doi.org/10.9788/TP2016.4-18.
O propósito deste estudo é apresentar os resultados de uma revisão integrativa da literatura sobre Psicologia Analítica relacionada à Medicina alternativa e complementar (MAC). OBJETIVO: identificar se há evidências de que C. G. Jung ou seus seguidores integraram a Psicologia Analítica com MAC em suas práticas. CONTEXTUALIZAÇÃO: a Psicologia Analítica estava em pleno desenvolvimento quando as raízes dos movimentos de contracultura e a medicina alternativa ganhavam impulso no ocidente. MÉTODOS: as buscas foram realizadas em 2013 nas bases de dados MEDLINE e Psychological Abstracts com as seguintes PALAVRAS-CHAVE: medicina alternativa; medicina alternativa e complementar; medicina integrativa; terapias complementares; acupuntura; homeopatia; yoga; cura, e cruzados com Carl Gustav Jung e Psicologia Analítica. RESULTADOS: as buscas resultaram em 10 publicações sobre mandalas, música, kundalini yoga, mindfulness, homeopatia, I Ching, xamanismo, taoísmo, biofeedback e rituais de cura tradicionais. CONCLUSÃO: apesar de alguns seguidores de Jung usarem MAC, Jung estava dedicado à compreensão do mecanismo de cura a partir da perspectiva psíquica, e não há evidências de que tenha integrado técnicas mente-corpo ou outras MAC, como respiração, alongamentos, tratamento com plantas medicinais, dietas, jejuns, homeopatia, acupuntura, em sua prática clínica, embora ele tenha praticado yoga por um curto período de tempo.
Palavras-chave : Psicologia Analítica; psicoterapia; Medicina alternativa e complementar; yoga; revisão integrativa de literatura; Carl G. Jung.