SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Discriminação auditiva-visual em deficientes auditivos pós-linguais com implante coclearAdaptação de um protocolo cognitivo comportamental para pacientes com transtorno de ansiedade generalizada com baixo nível educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MARQUES, Natália Santos  e  BENVENUTI, Marcelo Frota Lobato. O estudo da superstição nas ciências do comportamento: debatendo procedimentos experimentais e concepções teóricas. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.1397-1409. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2017.3-21.

A superstição tem sido analisada nas ciências do comportamento por meio do uso de diversos termos (e.g., superstição, comportamento supersticioso, regras supersticiosas e crenças supersticiosas). Neste artigo, argumenta-se que a diversidade terminológica, bem como na interpretação dos resultados dos estudos sobre superstição se relaciona aos procedimentos experimentais usados para investigar esse tema, ao que cada um desses procedimentos permite concluir sobre relações comportamentais e às concepções sobre o papel atribuído ao comportamento verbal na constituição das superstições. Ainda, argumenta-se que o papel atribuído ao verbal e os procedimentos experimentais escolhidos se baseiam nos pressupostos sobre os efeitos das variáveis ambientais no controle do comportamento, ou seja, se essas variáveis tem um efeito direto ou indireto (mediado) sobre o comportamento. A partir dessas discussões, a ênfase nas relações funcionais existentes entre variáveis ambientais e comportamentais como efeitos diretos das contingências é discutida como um curso de ação alternativa capaz de lidar com os aspectos verbais e não verbais relacionados à superstição.

Palavras-chave : Psicologia experimental; superstição; comportamento supersticioso; comportamento verbal; análise de contingências.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons