Temas em Psicologia
Print version ISSN 1413-389X
Abstract
LIMA, Fernanda Monteiro; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de and PARACAMPO, Carla Cristina Paiva. Efeitos de histórias do ouvinte sobre o seguimento de regras discrepantes das contingências. Temas psicol. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp.1941-1958. ISSN 1413-389X. https://doi.org/10.9788/TP2017.4-21Pt.
Objetivando testar proposição sobre as características críticas da história do ouvinte que podem interferir no seguir regra discrepante, oito universitários foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo. A tarefa era apontar para os três estímulos de comparação em sequência. Na Fase 1, nenhuma sequência era instruída ou reforçada. A Fase 2 era iniciada com a regra correspondente. As contingências da Fase 2 eram alteradas, sem sinalização, na Fase 3, e as contingências da Fase 3 eram mantidas inalteradas na Fase 4, iniciada com a regra discrepante. Dos oito participantes, seis apresentaram um comportamento independente e dois apresentaram um comportamento dependente de suas consequências imediatas na Fase 3. Dos seis participantes que apresentaram um comportamento independente das consequências imediatas na Fase 3, quatro seguiram a regra discrepante na Fase 4. E dos dois participantes que apresentaram um comportamento dependente das consequências imediatas na Fase 3, todos abandonaram o seguimento da regra discrepante na Fase 4. Sugere-se que a dependência e a independência do comportamento às suas consequências imediatas, antes da apresentação da regra discrepante, são variáveis críticas da história do ouvinte que podem ser utilizadas para se prever a manutenção, ou não, do seguimento subsequente de regra discrepante.
Keywords : Comportamento governado por regras; comportamento modelado por contingências; justificativas; consequências imediatas; insensibilidade a contingências.