22 4A mestiçagem enquanto um dispositivo de poder e a constituição de nossa identidade nacionalDa cultura ao inconsciente cultural: psicologia e diversidade étnica no Brasil contemporâneo 
Home Page  


Psicologia: Ciência e Profissão

 ISSN 1414-9893 ISSN 1982-3703

AZEREDO, Sandra Maria da Mata. O político, o público e a alteridade como desafios para a psicologia. Psicol. cienc. prof. []. 2002, 22, 4, pp.14-23. ISSN 1414-9893.

A idéia central do ensaio é que é necessário incluir a dimensão política na formação em Psicologia, na qual predomina um enfoque individualista, que mantém o sistema de desigualdade, impedindo o desenvolvimento da pluralidade e o ideal de bem comum. Questões de raça e etnia e outras diferenças devem ser tratadas juntamente com a questão do racismo. A autora fundamenta seu argumento a partir de sua experiência como professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, onde adota o grupo operativo como metodologia de ensino, considerando as relações de poder que se estabelecem no grupo.

: Política; racismo; pluralidade; grupo operativo.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License