SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Comprovando a hipótese do compromisso convencional: influência dos pares socionormativos sobre as condutas desviantes em jovensAs oficinas na saúde mental: relato de uma experiência na internação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

RABELO, Ionara Vieira Moura  e  TORRES, Ana Raquel Rosas. Trabalhadores em saúde mental: relações entre práticas profissionais e bem-estar físico e psicológico. Psicol. cienc. prof. [online]. 2005, vol.25, n.4, pp.614-625. ISSN 1414-9893.

Este estudo investiga o impacto da reforma psiquiátrica no bem-estar físico e psicológico dos trabalhadores de saúde mental. Participaram 201 trabalhadores em saúde mental de hospitais psiquiátricos e serviços substitutivos de Goiânia. Foram analisadas as correlações entre adesão ao modelo teórico de atenção em saúde mental (biológico versus psicossocial), satisfação com atividades desempenhadas, local de trabalho, tempo de serviço e carga horária trabalhada com o bem-estar físico e psicológico dos trabalhadores. Constatou-se que os trabalhadores que mais aderem ao paradigma biológico e estão mais satisfeitos com as atividades desempenhadas são os que apresentam os níveis mais altos de bem-estar físico e psicológico. Esses resultados são discutidos enfatizando-se a importância desse tipo de análise para a consolidação da reforma psiquiátrica no Brasil.

Palavras-chave : Reforma psiquiátrica; Saúde e trabalho; Saúde menta.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )