SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprenderA representação social da maternidade de crianças em idade escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MATTEDI, Marcos Antônio. A abordagem psicológica da problemática dos desastres: um desafio cognitivo e profissional para a Psicologia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.1, pp.162-173. ISSN 1414-9893.

O texto aborda o tema das contribuições da Psicologia para a construção de comunidades mais seguras1 e sustenta que a adequação das intervenções da Psicologia na produção da segurança constitui o resultado da forma como se configura a insegurança e de como as comunidades são dimensionadas. O desenvolvimento desse argumento baseia-se em dois procedimentos analíticos: o primeiro refere-se à apresentação das formas de caracterização da insegurança, considerando três tradições de pesquisa: os estudos de hazards, desastres e riscos, e o segundo diz respeito à apresentação das transformações que marcam o desenvolvimento da sociedade moderna nas últimas décadas. Com base nesses dois procedimentos, apresentaremos as contribuições da Psicologia para a construção de comunidades mais seguras, através da possibilidade de estabelecer uma Psicologia dos desastres no Brasil.

Palavras-chave : Psicologia; Comunidades; Segurança; Desastres.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )