SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Os efeitos da meditação à luz da investigação científica em Psicologia: revisão de literaturaRelação fisioterapeuta-paciente e a integração corpo-mente: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

LAGO, Vivian de Medeiros  e  BANDEIRA, Denise Ruschel. A Psicologia e as demandas atuais do direito de família. Psicol. cienc. prof. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp.290-305. ISSN 1414-9893.

A interdisciplinaridade entre Psicologia e Direito exige uma busca de conhecimentos muitas vezes não adquiridos ao longo da formação acadêmica dos psicólogos. Dentre esses conhecimentos, foram selecionados três tópicos para serem discutidos no presente artigo: guarda compartilhada, síndrome de alienação parental e falsas alegações de abuso sexual. Objetiva-se apresentar uma revisão teórica desses assuntos, abordando aspectos conceituais e históricos. Além da revisão teórica, são apresentados os resultados de uma pesquisa que investigou a formação extracurricular, o conhecimento e a opinião de psicólogos com experiência na área do Direito de família a respeito desses assuntos emergentes. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes conhece e tem experiência nas demandas questionadas. Ainda assim, a discussão dos resultados apontou a necessidade de abordar esses e outros assuntos referentes à Psicologia jurídica durante a formação em Psicologia. Os resultados reforçam a importância de o psicólogo jurídico estar familiarizado com questões do Direito de família e considerar em sua avaliação os vínculos afetivos saudáveis ao desenvolvimento da criança.

Palavras-chave : Psicologia jurídica; Guarda compartilhada; Síndrome de Alienação Parental; Abuso sexual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )