SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45En el Ojo de la Tormenta: Percepciones de los Ribereños Amazónicos sobre el Covid-19Diversidad Sexual y de Género en Evidencia en un Instituto Federal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: Ciência e Profissão

versión impresa ISSN 1414-9893versión On-line ISSN 1982-3703

Resumen

MELO, Manuella Bila de  y  AZEVEDO, Ana Karina Silva. Compreensões Fenomenológico-Existenciais acerca da Experiência de Suicídio na Infância: “E Existe?”. Psicol. cienc. prof. [online]. 2025, vol.45, e278009.  Epub 24-Feb-2025. ISSN 1414-9893.  https://doi.org/10.1590/1982-3703003278009.

O suicídio na infância é um fenômeno invisibilizado e atravessado por diversos tabus, entre os quais o mito da infância feliz, que acredita que essa fase da vida seja marcada apenas por alegrias, sonhos e levezas, isenta, portanto, de dores e sofrimentos. Destarte, o presente artigo, fruto de uma dissertação de mestrado, tem como objetivo compreender a experiência do suicídio infantil a partir das narrativas de crianças que expressaram ideação ou tentativas de suicídio. Assim, em consonância com o modo de fazer pesquisa na fenomenologia, propomos um retorno às coisas mesmas a fim de tentar compreendê-las. Neste trabalho, apresentaremos trechos de encontros ocorridos com duas crianças participantes, que trouxeram em seus discursos desvelamentos de histórias marcadas pela solidão e de narrativas atravessadas por violências e conflitos, em razão da inospitalidade de um mundo no qual a existência tornava-se fardo e a morte apresentava-se na trama de significados como um caminho para lidar com o sofrimento.

Palabras llave : Suicídio; Infância; Morte; Sofrimento; Pesquisa Fenomenológica..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )