SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número14Ícones russos ilustrando a relação mãe/bebê: desdobramentos clínicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psychê

versión impresa ISSN 1415-1138

Resumen

MARCOS, Cristina M.. A reinvenção do coditiano e a clínica possível nos “Serviços Residenciais Terapêuticos”: a possible clinical approach to the “Therapeutically Residential Service ”. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2004, vol.8, n.14, pp.179-190. ISSN 1415-1138.

A assistência aos portadores de transtorno mental internados há longos anos em hospitais psiquiátricos é uma questão essencial a todo projeto de desconstrução manicomial. A reabilitação nos “Serviços Residenciais Terapêuticos” inclui necessariamente a reinvenção do cotidiano, cuja regulação transforma-se em um recurso terapêutico, podendo funcionar como possibilitador de manobras visando a uma suplência da ordem simbólica e como espaço de construção e presentificação de um Outro menos invasivo. O louco pode ser objeto de políticas públicas e ainda ser condenado à zona branca do silêncio; a adesão a um projeto de vida imposto não garante a inclusão. A psicanálise dá acesso a uma dimensão clínica que está presente no cotidiano, em um olhar e uma escuta atentos ao sujeito.

Palabras clave : Portadores de transtorno mental; Reabilitação psicossocial; Serviços residenciais terapêuticos; Cotidiano; Clínica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )