Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Construção psicopedagógica
versão impressa ISSN 1415-6954
Resumo
SAAD, Maytê Aché. A orientação psicopedagógica à mãe e articulações com a aprendizagem de seu filho: enfoque sobre mitos, estilos cognitivo-afetivos e contribuições da arteterapia. Constr. psicopedag. [online]. 2012, vol.20, n.21, pp.48-65. ISSN 1415-6954.
O presente trabalho tem como objetivo elucidar a importância da orientação psicopedagógica às mães, tendo em vista as diferenças e semelhanças entre estilos cognitivo-afetivos e mitos maternos que dificultam ou facilitam os vínculos entre pais e filhos. O foco da pesquisa realizada e analisada na monografia de conclusão do curso de Psicopedagogia (PUC- Barueri) diz respeito, principalmente, à orientação psicopedagógica à mãe, desenvolvida no estágio supervisionado clínico da PUC (Barueri: 2011-2012), estabelecendo relações com as características do filho que recebeu também as orientações psicopedagógicas paralelas. Os fundamentos teóricos baseiam-se nos estudos sobre mitos familiares e pesquisas psicopedagógicas sobre estilos cognitivo-afetivos, ampliados da teoria de Carl Jung. A pesquisa, caracterizada como estudo de caso, apresenta os recursos derivados das contribuições da arteterapia e do lúdico, as análises qualitativas desenvolvidas no estágio supervisionado da PUC e as investigações teóricas para a monografia de conclusão de curso de formação em psicopedagogia.
Palavras-chave : Orientação psicopedagógica à família; Arteterapia; Mitos familiares; Estilos cognitivo-afetivos; Desenvolvimento da aprendizagem.