SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue104Dreaming and playing in the clinical management of difficult cases: a winnicottian perspectiveFactors associated with the use of psychoactive substances in university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

OLIVEIRA, João Anselmo de  and  SOUZA, Marcos Aguiar de. A INFLUÊNCIA DO CLIMA DE SEGURANÇA SOBRE O BEM ESTAR NO TRABALHO E A CONFIANÇA DO EMPREGADO NA ORGANIZAÇÃO. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2023, vol.43, n.104, pp.87-99.  Epub Nov 22, 2024. ISSN 1415-711X.  https://doi.org/10.5935/2176-3038.20230009.

Os conceitos de clima de segurança, de confiança do empregado na organização e de bem-estar no trabalho formaram a base deste estudo, que visou entender as consequências da relação entre tais variáveis no ambiente de trabalho das organizações. A lógica aqui defendida, e que segue a orientação da literatura especializada sobre tais temas, é que (1) um trabalhador é mais produtivo quando o seu grau de confiança na organização é alto e (2) quando está em um ambiente de trabalho seguro. Além disso, (3) apresenta melhores indicativos de bem estar no trabalho em tal contexto. O estudo contribuiu para o diagnóstico do clima de segurança nas organizações, ao apresentar evidências iniciais de validade da Escala de Clima de Segurança. Participaram do estudo 249 trabalhadores pertencentes a diferentes organizações em diversos estados brasileiros, sendo 138 (55,4%) homens e 111 (44,6%) mulheres, com idade variando de 19 a 62 anos (média de 31,4 anos e desvio padrão de 9,21 anos). Dos participantes, 53 (21,3%) eram de organizações públicas, 166 (66,7%) de organizações privadas e 30 (12%) de organizações terceirizadas. Os participantes responderam a 4 instrumentos: o primeiro contendo dados socio demográficos (sexo, idade e tipo de organização), o segundo relativo ao clima de segurança, o terceiro utilizado com o objetivo de mensurar a confiança do empregado na organização e finalmente o quarto com o objetivo de mensurar o bem estar no trabalho. Os resultados indicaram índices estatísticos satisfatórios que recomendam o uso da escala de clima de confiança em investigações em amostras brasileiras. A técnica de modelagem de equações estruturais revelou uma influência positiva e significativa do clima de segurança sobre a confiança do empregado na organização e sobre o bem estar no trabalho. Os resultados do presente estudo contribuem para adoção de estratégias visando a obtenção tanto de um clima de segurança na organização como o bem-estar e a confiança no empregado na organização. O estudo indica ainda a necessidade de maiores investigações de modo a melhor compreender a relação entre segurança e bem-estar no trabalho.

Keywords : confiança do empregado na organização; clima de segurança do trabalho; bem-estar no trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )