SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número105Gênero na Psicologia do Desenvolvimento Moral: o estado da arte (1982-2019)Autoestima e qualidade de vida de mulheres sem filhos - uma visão junguiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

COSTA, LEILA CRISTINA FERREIRA OMOTE  e  SILVA, ELIANA APARECIDA TORREZAN DA. Revisão narrativa dos estudos de metanálise sobre a dependência de internet. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2023, vol.43, n.105, pp.181-189.  Epub 04-Nov-2024. ISSN 1415-711X.  https://doi.org/10.5935/2176-3038.20230019.

A dependência de internet foi analisada como um transtorno clínico, que frequentemente requer tratamento. O objetivo desta revisão foi investigar estudos sobre a dependência de internet e seus resultados, de modo a contribuir com informações, para os profissionais que atuam com essa problemática quanto ao conhecimento, desenvolvimento e aplicação de recursos na prevenção e tratamento. O método consistiu em uma revisão narrativa da literatura através do levantamento e análise dos resumos dos estudos com enfoque na metanálise, publicados na base de dados PubMed, no período de 2017 a 2022, contendo os seguintes descritores em inglês: Internet Addiction (Dependência de Internet), Digital Addiction (Dependência Digital), Problematic Smartphone Use (Uso Problemático de Smartphones). Os critérios de inclusão foram: participantes, adolescentes e adultos; estudos que incluíssem conceito de dependência de internet relacionado às seguintes categorias: características cognitivas na dependência de internet, efeitos negativos da dependência de internet, relação da dependência de internet e transtornos mentais/comportamentais, tratamento da dependência de internet e prevenção da dependência de internet. A busca retornou 76 resumos das publicações. Destes, 19 foram incluídos no presente estudo por atenderem aos critérios de inclusão. Encontrou-se mais estudos na categoria da relação entre dependência de internet e transtornos mentais/comportamentais. A dependência de internet trouxe efeitos negativos para a qualidade de vida, propensão a sintomas de ansiedade, estresse, depressivos e má qualidade do sono. Conclusão, a terapia cognitivo comportamental combinada com a terapia farmacológica trouxe bons resultados.

Palavras-chave : comportamento aditivo; dependência de tecnologia; transtorno de adição à internet.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )