SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue105Narrative review of meta-analysis studies on internet addictionAdoptive Motherhood: psychoanalytic understandings about maternal care and its affective representations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

CARVALHO, HELENA CATHARINA LYRIO DE  and  RAMOS, DENISE GIMENEZ. Autoestima e qualidade de vida de mulheres sem filhos - uma visão junguiana. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2023, vol.43, n.105, pp.190-201.  Epub Nov 04, 2024. ISSN 1415-711X.  https://doi.org/10.5935/2176-3038.20230014.

Visando investigar e comparar a autoestima e a percepção sobre qualidade de vida de mulheres voluntariamente sem filhos e de mulheres inférteis foi realizado estudo misto sequencial. Os dados quantitativos foram obtidos por meio de questionário on-line que incluiu questões sociodemográficas, a Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR) e o WHOQOL-Bref. Participaram da pesquisa 132 mulheres, residentes na Grande São Paulo, SP, com idade superior a 50 anos, que, independentemente do estado civil, não eram nem haviam sido mães. Desse grupo foram selecionadas sete mulheres para participar da etapa qualitativa, que abrangeu entrevista semiestruturada e uso do desenho como técnica expressiva. Os temas identificados foram analisados a partir do arcabouço teórico da psicologia analítica. Os resultados quantitativos globais indicam não haver diferença estatisticamente significativa entre mulheres que optaram por não ter filhos e mulheres inférteis, em termos de autoestima e percepção sobre qualidade de vida, ambas as variáveis se encontrando, em média, no extremo superior das escalas aplicadas. Os relatos e produções gráficas reforçaram os achados quantitativos na medida em que, independentemente do grupo a que pertenciam, a maioria das entrevistadas expressou satisfação consigo mesmas e com a própria trajetória de vida. A compreensão, na perspectiva junguiana, do conjunto dos resultados aponta para a não-maternidade, por opção ou infertilidade, como uma condição compatível com uma das muitas possibilidades de ser mulher.

Keywords : autoestima; qualidade de vida; infertilidade; mulheres sem filhos; psicologia analítica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )