SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue106Discovering yourself as a black woman: notes about the subjective dimension of political participation in feminist social movementsSocial images of educators and adolescents about adolescents in residential care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Boletim - Academia Paulista de Psicologia

Print version ISSN 1415-711X

Abstract

BARBOSA, Adriana Pedrosa; AVELAR, Telma Costa de  and  BARROS, Érika Neves de. ASSISTÊNCIA EM SAÚDE DURANTE GESTAÇÃO E PARTO NA AVALIAÇÃO DE MULHERES NEGRAS. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2024, vol.44, n.106, pp.27-39.  Epub Sep 23, 2024. ISSN 1415-711X.  https://doi.org/10.5935/2176-3038.20240002.

Estudos mostram que mulheres negras apresentam maior índice de violência obstétrica e mortalidade materna, o que pode refletir em desigualdades no acesso e na utilização dos serviços de saúde, sendo necessário um olhar sobre a maternidade negra e as desvantagens sociais, históricas e políticas que esta população enfrenta. Desta forma, este artigo objetivou compreender como mulheres negras avaliam a assistência em saúde recebida durante a gestação e o parto. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e transversal, na abordagem qualitativa, realizado com 16 puérperas autodeclaradas pretas ou pardas num hospital universitário referência em gestação de alto risco. Para a coleta de dados, utilizou-se questionário com variáveis sociodemográficas e obstétricas acrescido de roteiro para entrevista semiestruturada. As participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, respeitando-se todos os critérios éticos contidos nas Resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. Os resultados foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin, dando origem às seguintes categorias: a gestação marcada por sintomas; assistência em saúde na avaliação de mulheres negras e o não reconhecimento do racismo. Conclui-se que a avaliação da assistência em saúde na ótica de mulheres negras foi em sua maioria satisfatória e o não reconhecimento da vivência do racismo foi predominante.

Keywords : saúde da mulher; avaliação em saúde; racismo; população negra.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )