SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número106RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ASSÉDIO MORAL: RELATO DE UM DIAGNÓSTICO EM UMA ORGANIZAÇÃOCLÍNICA AMPLIADA E PSICANÁLISE: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

SOWINSKI, Ana Paula Mori Branco et al. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GORDOFOBIA ENTRE MULHERES COM OBESIDADE. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2024, vol.44, n.106, pp.100-110.  Epub 23-Set-2024. ISSN 1415-711X.  https://doi.org/10.5935/2176-3038.20240011.

Este estudo buscou compreender as Representações Sociais da Gordofobia entre mulheres obesas. A pesquisa foi realizada com 14 mulheres adultas, com IMC igual ou superior a 30kg/m2, selecionadas através do método Bola de Neve que participaram de quatro grupos focais. O conteúdo foi transcrito e analisado por Classificação Hierárquica Descendente (CHD) com o auxílio do programa IRaMuTeQ. Os resultados mostram que a Gordofobia vivenciada é caracterizada pela falta de estrutura de acesso para pessoas obesas nas mais variadas áreas sociais. Fica evidente a necessidade de um olhar aprofundado sobre o assunto, com mudanças funcionais que se atentem não somente aos critérios de saúde exigidos, mas também que façam valer os direitos das mulheres obesas. É de suma importância que áreas como saúde e trabalho revejam conceitos com base em estudos feitos sobre o sofrimento causado pela Gordofobia.

Palavras-chave : gordofobia; representações sociais; preconceito; obesidade..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )