SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número107SOLIDARIEDADE COMO SINAL DE CONCERNIMENTO: ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONALUSO COMPULSIVO DA INTERNET E A TRÍADE SOMBRIA DA PERSONALIDADE: UM ESTUDO CORRELACIONAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Boletim - Academia Paulista de Psicologia

versão impressa ISSN 1415-711X

Resumo

ESTEVAM, Ionara Dantas; CORDEIRO, Maria de Nazaré Nascimento; FORMIGA, Nilton S.  e  PEREIRA, Margarida Maria Sobral. O CENTRO DA EFICIÊNCIA DE UM LÍDER: A INFLUÊNCIA DO CAPITAL PSICOLÓGICO POSITIVO NO TRABALHO NA LIDERANÇA AUTÊNTICA DE GESTORES BRASILEIROS. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2024, vol.44, n.107, pp.204-216.  Epub 02-Dez-2024. ISSN 1415-711X.  https://doi.org/10.5935/2176-3038.20240020.

A liderança organizacional tem se associado aos processos de transformações e mudanças no mundo do trabalho, exigindo aos profissionais uma organização psicossocial frente as exigências e competitividades laborais. Estas, geralmente, direcionam-se nestas novas perspectivas profissionais, para as relações interpessoais e recursos humanos destinadas a um desenvolvimento de gestão de pessoas com base nas capacidades psicológicas positivas para lidar com as adversidades no trabalho. Neste estudo pretende-se avaliar a relação do Capital Psicológico Positivo no Trabalho (CPPT) com a Liderança Autêntica (LA) em líderes de organizações públicas e privadas no Brasil. Participaram do estudo, 136 profissionais líderes-gestores nas organizações brasileiras, os quais, distribuídos em todos os estados brasileiros respondendo além de dados sociodemográficos, a escala de capital psicológico positivo no trabalho e liderança autêntica. Observou-se que, para o contexto amostra em questão, as escalas foram consistentes, bem como, uma relação positiva entre a liderança autêntica e o capital psicologia positivo. Destaca-se também, que, na análise da frequência, houve um maior percentual no alto nível de LA quando associado ao alto nível de CPPT. Estes achados sugerem a boa organização emocional do líder, quando estruturado no capital psicológico positivo, condição que poderá contribuir para uma gestão e dinâmica laboral saudável e humanista.

Palavras-chave : liderança autêntica; capital psicológico positivo no trabalho; funcionários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )