45 108RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM GRUPO DE OUVIDORES DE VOZES EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL 
Home Page  


Boletim - Academia Paulista de Psicologia

 ISSN 1415-711X

BATISTA, Jéferson Pereira et al. TERAPIA DO ESQUEMA EMOCIONAL ON-LINE PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO GRUPAL. Bol. - Acad. Paul. Psicol. []. 2025, 45, 108, pp.92-100.   07--2025. ISSN 1415-711X.  https://doi.org/10.5935/2176-3038.20250008.

O presente relato de pesquisa visa descrever os efeitos de um protocolo de intervenção em grupo no formato on-line, baseado na Terapia do Esquema Emocional para estudantes universitários no contexto da COVID-19. O mesmo protocolo foi aplicado em quatro grupos distintos, totalizando com a participação de 18 estudantes universitários, sendo 14 do sexo feminino e quatro do sexo masculino, com idade variando entre 19 a 44 anos. Cada grupo consistiu em nove encontros, um individual e oito grupais, com duração de até 1 hora e 30 minutos. Na intervenção foram observados altos níveis de desregulação emocional relacionados a esquemas emocionais e estratégias para regulação emocional desadaptativas, com evidência para invalidação e supressão emocional. No entanto, no decorrer dos grupos, os participantes apresentaram diminuição na intensidade de suas emoções e mudanças no repertório das estratégias. Dessa forma, verificou-se que atuar com componentes de validação emocional, reavaliação cognitiva e estratégias adaptativas para tratar os esquemas emocionais ativos nesse contexto foram essenciais para o desenvolvimento de uma relação parcimoniosa com as emoções. Apesar de poucos estudos utilizarem protocolos baseados na Terapia do Esquema Emocional on-line, foi demonstrada viabilidade e relatos de resultados positivos após sua aplicação.

: emoções; regulação emocional; Covid-19; Psicoterapia on-line; terapia cognitivo-comportamental..

        · |     · |     · ( pdf )