SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13Sobre o conceito de transferência no campo pedagógicoDeclínio da função paterna e dialética da simbolização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128

Resumen

FREIRE, Ana Beatriz. A constituição do sujeito e a alteridade: considerações sobre a psicose e o autismo. Estilos clin. [online]. 2002, vol.7, n.13, pp.78-91. ISSN 1415-7128.

O artigo se propõe a pensar a constituição do sujeito a partir do campo do Outro, em particular a partir da relação com os objetos e do que Jacques Lacan nomeou objeto Trataremos da relação com o Outro na constituição da realidade, em especial a relação com a realidade na psicose.. Diferentemente da neurose, constata-se na psicose uma ausência da função paterna e conseqüentemente ausência do que Lacan, em 1966, designou como operação de extração do objeto a. Por fim, pensaremos a relação do autismo com o Outro e algumas possibilidades de direção do tratamento. Observamos que o problema do autista é menos um bloqueio no processo de humanização do que um excesso, sentido como invasão, da relação do sujeito com o Outro.

Palabras clave : Psicanálise; sujeito; realidade; alteridade; psicose e autismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )