SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Nacimiento e internación del bebé prematuro en la vivencia de la madreLos dolores del parto. Reflexiones psicopatológicas en torno de la angustia y del narcisismo primitivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Estilos da Clinica

versión impresa ISSN 1415-7128

Resumen

ARAGAO, Regina Orth de  y  MARIN, Isabel Kahn. Entre o estranho e o familar - desafios para a prevenção. Estilos clin. [online]. 2014, vol.19, n.1, pp.57-66. ISSN 1415-7128.

O artigo defende que a essência da prevenção na primeira infância relaciona-se à função subjetivante do adulto, envolvendo antecipação e interpretação constitutiva. Discute certa prática da prevenção que constrói grades e escalas, inventariando sinais de risco, entendendo-a como uma maneira de conter a angústia frente ao vazio que o imprevisível, imponderável, imperfeito suscitam. Propõe a prevenção precoce como escuta e acompanhamento dos sujeitos, não como detecção e predição, dentro da perspectiva da psicopatologia, que considera a subjetividade e a singularidade de cada história.

Palabras clave : prevenção; psicanálise; primeira infância; constituição subjetiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )