SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Suicidal ideation on cancer patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

ARIENTI, Marina Ferreira  and  PORTELA, Marcos Vinícius Zoreck. A criança gravemente doente fala sobre a morte: um relato de experiência. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.1, pp.232-244. ISSN 1516-0858.

Em nossa sociedade, a morte ocupa o lugar de interdito, principalmente quando se trata da morte de crianças. Pouco ou quase nada é dito sobre o tema nas instituições de saúde. O silêncio sobre o assunto revela o que se tenta esconder: o adoecimento e a morte da criança. O presente artigo discute os motivos do silêncio do adulto diante da iminência de morte da criança e a função dos atendimentos de psicologia como lugar de escuta e fala para essas crianças. Este relato de experiência surge a partir do trabalho da psicóloga no Programa de Residência Integrada e Multiprofissional em um hospital com crianças gravemente doentes. Utilizou-se da teoria produzida por Raimbault e Kovács para fundamentar a prática do psicólogo e um relato clínico, que expõe o trabalho que a paciente conseguiu realizar quando oferecido um espaço de escuta.

Keywords : criança; morte; hospital.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License