SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Os impactos psicológicos em mulheres com câncer de colo de útero e a atuação do psicólogo do diagnóstico ao primeiro tratamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

ALMEIDA, Ana Beatriz Albuquerque; MARANHAO, Joyce Hilario  e  VIEIRA, Camilla Araújo Lopes. Entre trocas de fraldas e recomendações médicas: a escuta de mulheres no contexto hospitalar. Rev. SBPH [online]. 2024, vol.27, e006.  Epub 03-Fev-2025. ISSN 1516-0858.  https://doi.org/10.57167/rev-sbph.v27.536.

O hospital tem sido lugar de inserção de psicanalistas na escuta do sujeito e de mal-estares próprios a esse contexto. O trabalho no hospital tem nos proporcionado o atendimento de mulheres-mães que nos apresentam situações clínicas que burlam a lógica de uma práxis que aborda especificamente a vivência da doença e do tratamento. A escuta de mulheres-mães nos levou a questão em torno das pulsões invocante e escópica nas improvisações maternas diante de um filho. Apresentamos um caso clínico que têm a intenção de provocar a discussão sobre estar disponível para a escuta do sujeito e as (in)certezas e (im)perfeições de ser mulher-mãe diante da hospitalização de seus filhos e sustentar a possibilidade de um trabalho analítico em instituições de saúde. Escutar as mulheres-mãe na instituição hospitalar tem indicado e confirmado que a maternidade não é suficiente para recobrir a falta estrutural do sujeito, sendo necessário estar sensível para escutar, interpretar e intervir sobre o que cada mulher pode falar do que ela supõe sobre o maternar, sobre o outro lhe interpela e as possíveis elaborações sobre a sua feminilidade e o lugar representado pelo filho. Por fim, aponta-se que a presença do analista no hospital pode promover o bem-dizer da relação do sujeito com seu desejo, fazendo-o responsabilizar-se por aquilo que causa seu sofrimento e seus sintomas.

Palavras-chave : Ambiente hospitalar; Teoria psicanalítica; Mulheres; Maternidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )