SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Psicologia Hospitalar e TICs: desafios, potencialidades e ética na pandemiaAliança terapêutica nos contextos de saúde e nos processos de adoecimento: uma revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MAGALHAES, Maria Rannielly de Araújo Lima; ARRUDA, Gabriel Huet Borges de  e  MELO, Cynthia de Freitas. A comunicação de más notícias no contexto neonatal: uma revisão integrativa da literatura. Rev. SBPH [online]. 2025, vol.28, e001.  Epub 12-Maio-2025. ISSN 1516-0858.  https://doi.org/10.57167/rev-sbph.2025.v28.500.

O estudo objetivou investigar a produção científica nacional e internacional sobre os principais fatores que atravessam a comunicação de más notícias em contexto neonatal. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, selecionando artigos publicados em português, inglês e espanhol, entre 2011 e 2020, em oito bases de dados. Por meio dos descritores “Comunicação de más notícias” AND “neonatal” nas três línguas. Foram analisados 10 artigos, tendo como resultados uma predominância na língua inglesa e de abordagem qualitativa. Nos resultados foi apresentado o perfil quantitativo da produção cientifica, com predominância de artigos publicados em português e inglês, com pesquisas quantitativas, realizadas com profissionais de saúde, por pesquisadores médicos e publicados em periódicos de pediatria. Os dados qualitativos foram organizados em duas categorias: (1) “A experiência dos pais na comunicação de más notícias” (f=3), na qual os pais ressaltam a dificuldade ao receber uma má notícia, dando ênfase à importância da empatia e humanização nesse processo; e (2) “A experiência e formação dos profissionais de saúde na comunicação de más notícias” (f=8), na qual os profissionais refletem sobre as dificuldades na realização de comunicação de más notícias e necessidade de capacitação técnica e humanização na execução desta tarefa. Conclui-se que a comunicação de más notícias é um processo difícil para todos os envolvidos e há necessidade de investimento na formação profissional e no cuidado durante práticas de comunicação de más notícias em contexto neonatal.

Palavras-chave : Comunicação; Neonatologia; Profissionais; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )