Psicologia: teoria e prática
Print version ISSN 1516-3687
Abstract
CORSO, Luciana Vellinho. Memória de trabalho, senso numérico e desempenho em aritmética. Psicol. teor. prat. [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.155-167. ISSN 1516-3687. https://doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v20n1p155-167.
As relações entre a memória de trabalho (MT) e o desempenho em matemática são discutidas na literatura, contudo são controversos os resultados sobre quais componentes da MT exercem maior influência à competência numérica. As relações entre o senso numérico (SN) e a MT são mais recentes. O presente estudo objetivou correlacionar (Spearman) a MT (componente executivo central- informação numérica e não numérica; e componente fonológico- repetição de dígitos, frases, relatos), o desempenho aritmético (subteste aritmético TDE) e o desempenho em SN (Teste de Conhecimento Numérico). Participaram 79 alunos, do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental, com desempenho aritmético baixo e mediano. Melhor desempenho no executivo central correlacionou-se a uma melhor performance no SN e na aritmética, e o mesmo não foi evidenciado para o componente fonológico. Implicações educacionais derivam da ampliação de conhecimentos nessa área. É ressaltada a importância de maior uniformidade nos instrumentos que avaliam esses domínios.
Keywords : memória de trabalho; componente executivo central; componente fonológico; senso numérico; desempenho aritmético.