SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3FORMACIÓN DE CUIDADORES DE NIÑOS CON AUTISMO EN INTERVENCIÓN VÍA SUS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: teoria e prática

versión impresa ISSN 1516-3687

Resumen

SILVA, Andressa Melina B. da et al. PANDEMIA NO HOSPITAL: CARTILHA PARA ENFRENTAMENTO DO ESTRESSE. Psicol. teor. prat. [online]. 2022, vol.24, n.3, ePTPCP14211.  Epub 10-Mar-2025. ISSN 1516-3687.  https://doi.org/10.5935/1980-6906/eptpcp14211.en.

Profissionais de saúde estiveram sob estresse intenso na pandemia da coronavirus disease 2019 (Covid-19) ao enfrentarem situações que ameaçaram ou desafiaram suas necessidades psicológicas básicas de autonomia, competência e relacionamento, podendo apresentar problemas de saúde mental. Procurando auxiliar esses profissionais no contexto hospitalar, este artigo apresenta as bases teóricas e o procedimento de elaboração de uma cartilha psicoeducacional para o enfrentamento do estresse. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura e um levantamento on-line com 141 profissionais de saúde em hospitais do Brasil, da Colômbia, do Peru e da Argentina, para identificação dos principais estressores e estratégias de enfrentamento. Esse material foi organizado pela teoria motivacional do coping em quadros, com recomendações sobre o que fazer e evitar, e quadros para comunicação alternativa. A cartilha foi avaliada por 17 juízes especialistas em saúde, obtendo-se bons coeficientes de correlação para relevância do conteúdo (0,98) e clareza de linguagem (0,92). Com versão em espanhol, ampliam-se suas possibilidades de aplicação.

Palabras llave : estresse psicológico; adaptação psicológica; Covid-19; pessoal de saúde; hospital.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )