SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Saúde mental de puérperas durante a pandemia de Covid-19 no BrasilEfeitos da pandemia de Covid-19 na saúde física e mental de mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

OLIVEIRA, João Marcos de; ALVARENGA, Patrícia; PAIXAO, Catiele  e  SALES, Paula Kleize Costa. REVISÃO SISTEMÁTICA DE INTERVENÇÕES COM PAIS NA TRANSIÇÃO PARA PARENTALIDADE. Psicol. teor. prat. [online]. 2023, vol.25, n.2, ePTPCP14839.  Epub 10-Mar-2023. ISSN 1516-3687.  https://doi.org/10.5935/1980-6906/eptpcp14839.en.

Este estudo analisou os efeitos de programas de intervenção com mães e pais à espera do primeiro filho sobre os domínios individual, conjugal e parental da transição para a parentalidade. Foram selecionados artigos empíricos publicados entre 2008 e 2019 nas bases de dados PsycINFO, PubMed/MEDLINE, Scopus, e Web of Science. A coleta de dados foi realizada por dois juízes independentes, conforme as recomendações do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Review e Meta-Analyzes). Após a aplicação dos critérios de inclusão, os resultados de 30 artigos e 6782 participantes foram classificados em três temas correspondentes a cada domínio avaliado. Foram verificados efeitos positivos em cada domínio da transição para a parentalidade, principalmente com intervenções sobre a comunicação de casal, solução de problemas e coparentalidade. Os benefícios para o relacionamento do casal favoreceram a saúde mental e a satisfação conjugal dos pais, o que pode promover maior disponibilidade emocional e capacidade de resposta dos pais.

Palavras-chave : saúde mental; relacionamento conjugal; coparentalidade; intervenção; transição para a parentalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )